Prazo do Imposto de Renda 2024, coincide com feriado prolongado
Brasil

Prazo do Imposto de Renda 2024, coincide com feriado prolongado

Prazo do Imposto de Renda 2024, coincide com feriado prolongado

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, se encerra no dia 31 de maio, na sexta-feira, emenda do feriado prolongado de Corpus Christi. Com a possibilidade de muitos contribuintes serem pegos de surpresa, a organização antecipada é essencial. O contador, professor universitário e autor do livro “Declaração de Imposto de Renda: Dicas e truques que o Leão não quer que você saiba”, André Charone, compartilha dicas valiosas para evitar problemas e aproveitar o feriado sem preocupações.

Organização é fundamental

Segundo Charone, o primeiro passo é a organização. “Reúna todos os documentos necessários o quanto antes. Isso inclui informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas, recibos de doações e comprovantes de contribuições previdenciárias. Estar com tudo em mãos facilita o preenchimento da declaração e reduz o risco de esquecer informações importantes.”

Utilize a Declaração Pré-Preenchida

Uma ferramenta útil disponibilizada pela Receita Federal é a declaração pré-preenchida. “Essa funcionalidade utiliza dados já informados por empresas, bancos e outras fontes para preencher automaticamente diversas informações na sua declaração. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz a chance de erros. Basta revisar e complementar os dados, quando necessário,” explica Charone.

Lembrando que, para utilizar a Declaração Pré-Preenchida, é necessário ter acesso ouro ou prata ao sistema GOV, do Governo Federal.

Revise Dados de Anos Anteriores

Charone recomenda revisar os dados das declarações anteriores. “Verifique as informações dos anos anteriores para garantir que todos os rendimentos e deduções estão sendo considerados. Isso ajuda a evitar inconsistências e assegurar que nada foi esquecido.”

Aproveite Deduções Fiscais

“Aproveitar todas as deduções disponíveis é essencial para reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição”, afirma Charone. “Despesas médicas, educação e contribuições para a previdência privada são algumas das deduções que podem ser aproveitadas. Informe-se sobre todas as possibilidades para garantir que está fazendo a declaração da maneira mais vantajosa.”

Evite a Última Hora

Com o prazo final coincidente com um feriado prolongado, Charone alerta sobre os riscos de deixar para a última hora. “Imprevistos podem acontecer e, se você deixar para os últimos dias, pode não ter tempo hábil para resolver qualquer pendência. Prepare-se com antecedência para evitar stress desnecessário.”

Procure Ajuda Profissional

Se você tem dúvidas ou não se sente seguro para preencher a declaração sozinho, a recomendação é procurar a ajuda de um contador. “Um profissional pode garantir que todas as informações estão corretas e que você está aproveitando todas as deduções possíveis. Além disso, um contador pode ajudar a evitar erros que possam gerar problemas futuros com a Receita Federal”, destaca Charone.

Envio da Declaração Incompleta

Em situações emergenciais, quando o contribuinte não conseguiu juntar todas as documentações a tempo, Charone sugere enviar a declaração incompleta. “Preencha com as informações básicas obrigatórias e envie dentro do prazo. Depois, faça uma retificação. Isso evita multas e garante que você não sofrerá as sanções por envio em atraso”.

Penalidades para Atrasos

Não entregar a declaração no prazo pode resultar em multas e juros. “A multa mínima para quem perde o prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Além disso, a falta de entrega da declaração pode causar complicações adicionais com a Receita Federal”, alerta Charone.

Curta o Feriado com Tranquilidade

Seguindo essas dicas, você pode garantir que sua declaração do Imposto de Renda seja entregue sem problemas, permitindo que você aproveite o feriado prolongado de Corpus Christi com tranquilidade. “Organização e antecedência são suas melhores aliadas contra o leão”, conclui André Charone.

Sobre o autor:

André Charone é contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

É sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

André lançou dois livros com o tema “Negócios de Nerd”, que na primeira versão vendeu mais de 10 mil exemplares. Os livros trazem lições de gestão e contabilidade, baseados em desenhos e ícones da cultura pop.

Foto: Divulgação / Consultório da fama

 

Brasil

Mais notícias da Categoria Brasil

Petrobras anuncia aumento da gasolina e do gás de cozinha

Petrobras anuncia aumento da gasolina e do gás de cozinha

Portal Araxá 08/07/2024
STJ suspende 100% da greve de servidores federais do meio ambiente

STJ suspende 100% da greve de servidores federais do meio ambiente

Portal Araxá 04/07/2024
Lula sanciona taxação de compras internacionais de até 50 dólares

Lula sanciona taxação de compras internacionais de até 50 dólares

Portal Araxá 27/06/2024
Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, alerta OMS

Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, alerta OMS

Portal Araxá 25/06/2024
STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Portal Araxá 25/06/2024
ExpoQueijo Brasil: jurados nacionais e internacionais se preparam para o maior concurso das Américas

ExpoQueijo Brasil: jurados nacionais e internacionais se preparam para o maior concurso das Américas

Portal Araxá 24/06/2024