TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL
FestNatal Araxá inicia apresentações itinerantes do Coral Doce Melodia
Cultura

FestNatal Araxá inicia apresentações itinerantes do Coral Doce Melodia

FestNatal Araxá inicia apresentações itinerantes do Coral Doce Melodia

Formado por alunos do projeto AABB Comunidade, grupo promete levar clima de Natal a vários pontos da cidade

Quem passou nesta segunda-feira (9) pelo calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel se surpreendeu. A apresentação de um coral entre as pessoas que circulavam pelas lojas fez muita gente parar por alguns minutos e sair da rotina para admirar. “Lindo! Fiquei emocionada com as músicas e com quanto as crianças cantam bem”, comenta a aposentada Ieda de Paula.

Durante pouco mais de trinta minutos o clima de Natal tomou conta de todos que passavam pelo local, além de comerciantes e vendedores. O Coral Doce Melodia, formado por alunos do projeto AABB Comunidade, apresentou músicas relativas à época. “No repertório tivemos ‘Trem Bala’, ‘Era uma vez’, ‘Vamos construir’, ‘Bate o sino’, entre outras. A mensagem principal é a construção da paz”, explica a diretora do Coral, Cristiane Borges Santos.

Ao longo do mês as apresentações vão envolver centenas de pessoas em locais como a Prefeitura, Banco do Brasil, Expominas, Tauá Grande Hotel e CBMM. Encantamento que é um reflexo de um grande trabalho com crianças carentes e que envolve equipes do projeto e da Prefeitura ao longo do ano. “São alunos de seis a quinze anos. Todas essas crianças são atendidas nas escolas municipais de Araxá e no extraturno elas ficam lá na AABB. Os professores vão até lá, ensaiam com as crianças e a gente tem a possibilidade de, assim, oferecer à comunidade apresentações como estas”, explica Leda Amorim, coordenadora do projeto AABB Comunidade.

Teatro Municipal – Segunda

Nesta segunda-feira (9) tiveram início no Teatro Municipal as apresentações da Escola de Dança e Arte – Vidançarte. A escola tem 20 anos de atividades e oferece, entre outras, aulas de jazz, ballet, dança do ventre e hip hop. Já são sete anos de apresentações no FestNatal Araxá. “Aqui podemos mostrar nosso trabalho, o talento das nossas bailarinas ao público”, comenta a proprietária da escola, Poliana Ribeiro.

Mantendo a tradição, o público lotou o teatro. “Todo ano plateia cheia, graças a Deus. Estamos em três dias seguidos do festival e todos os alunos estão muito empolgados”, diz Kemily Emily, que participou das apresentações.

O espetáculo apresentado nesta segunda começou a ser preparado há três meses. “Envolvemos turmas do infantil, jovens e adultos. O FestNatal Araxá valoriza muito a nossa cultura, a dança de forma especial”, ressalta o coreógrafo Roger Santiago.

Teatro Municipal- Domingo

No domingo o CDK apresentou outros dois espetáculos. O primeiro foi “Hip Hop: Deuses Indianos Urbanos”. “A preparação para este espetáculo foi bem intensa. A gente começou há alguns meses com ensaios intensos, muita pesquisa de música, figurino, nos dedicamos ao máximo para mostrar a cultura indiana e foi tudo lindo, maravilhoso”, diz o coreógrafo de danças urbanas Felipe Aparecido de Lima.

O segundo espetáculo, na verdade, é o resumo do sucesso da Companhia de Dança. A apresentação foi a “Noite de Gala CDK: Premiados 2019” . “Apresentamos danças premiadas ao longo do ano, com muito trabalho, muita pesquisa e comprometimento dos professores, coreógrafos e dos bailarinos”, diz a proprietária do CDK e coreógrafa Ana Cláudia Silva Ferreira, que comemora um fim de semana de sucesso de público. “FestNatal é um xodó. É calendário da cidade, a cidade merece, tem porte cultural para receber um projeto tão importante para a comunidade e até mesmo para a educação cultural do nosso povo”, elogia.

O povo na praça

O poeta já dizia: “a praça é do povo”. Quando uma série de atividades é planejada e executada pensando nisso, o sucesso é garantido. “Todo ano a gente vem. Esse ano a praça tá muito bonita, as crianças estão aproveitando bastante”, diz a gerente financeira Sônia Gonçalves.

Ao longo do fim de semana a praça Governador Valadares foi um dos pontos mais visitados de Araxá. “Esse ano superou os outros. Nós achamos que está mais bonita a decoração e as atividades que estão sendo desenvolvidas também estão bem melhores”, ressalta o construtor Roberto José da Cruz que havia acabado de acompanhar a filha numa oficina de pintura de rosto.

Além desta, as crianças se divertem em desenhos, recortes, pinturas e têm ainda a oportunidade uma de uma experiência ligada à culinária com a produção de cupcakes de chocolate e biscoitos de Natal no formato de pinheiro e boneco de neve. Elas podem confeitar e têm a opção de embalar e levar para casa ou comer na hora. “Gostamos demais e, com certeza, vamos voltar em outros dias”, antecipa a secretária Valéria Aparecida Silva.

Gustavo Henrique é do Sul de Minas e chegou há um mês em Araxá. Ele levou a família para conhecer as atividades e a decoração da praça e conta que todos ficaram impressionados. “Tudo muito bem montado, bonito, organizado, movimentado e de graça. Achamos muito bom e vamos trazer a criança outras vezes”.

A Vila do Noel fica aberta diariamente de 17h às 20h. Todos os dias também ocorrem apresentações culturais. “É muito importante podermos relembrar essa data que é tão significativa e comemorar ela com um evento deste aqui, com uma estrutura desta é bom demais”, diz Jorge Marcos inspetor de qualidade.

Programação:

Quarta-Feira (11)

Teatro Municipal

19h30 Vidançarte – Escola de Dança e Arte

Vila do Noel – Praça Governador Valadares

17h30 – Atividades para crianças

Itinerantes

14h – Coral AABB Comunidade no Banco do Brasil

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal Araxá são gratuitas e abertas ao público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio máster CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração.

Super Banner Bem Brasil
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Prefeitura destaca os 70 anos da Biblioteca Municipal Viriato Correa

Prefeitura destaca os 70 anos da Biblioteca Municipal Viriato Correa

Portal Araxá 29/06/2020
2ª Live Solidária com Grupo EMCANTAR é neste sábado (13) às 18h

2ª Live Solidária com Grupo EMCANTAR é neste sábado (13) às 18h

Portal Araxá 12/06/2020
Trupe de Truões apresentará “Rapunzel” em live solidária no domingo (14/06) às 16h

Trupe de Truões apresentará “Rapunzel” em live solidária no domingo (14/06) às 16h

Portal Araxá 10/06/2020
Governo lança Projeto Arte Salva para auxiliar profissionais da Cultura e Turismo durante pandemia

Governo lança Projeto Arte Salva para auxiliar profissionais da Cultura e Turismo durante pandemia

Portal Araxá 02/06/2020
Prefeitura lança projeto “Ensaio” para os músicos de Araxá

Prefeitura lança projeto “Ensaio” para os músicos de Araxá

Portal Araxá 25/05/2020
Prefeitura informatiza o acervo da Biblioteca Municipal de Araxá e leitores podem fazer consultas de livros através da internet

Prefeitura informatiza o acervo da Biblioteca Municipal de Araxá e leitores podem fazer consultas de livros através da internet

Portal Araxá 21/05/2020