EAD UNIARAXÁ
Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador
Cultura

Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador

Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador

Crédito: Paulo Lacerda/FCS

Cerimônia de posse será no Palácio das Artes na noite desta quinta-feira

A equipe de dirigentes que compõem o Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais toma posse nesta quinta-feira (4/4), em cerimônia no foyer do Palácio das Artes, às 19h. O vice-governador, Paulo Brant, irá empossar o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte; a subsecretária de Cultura, Solanda Steckelberg; a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Michele Arroyo; o presidente da Rádio Inconfidência, Ronan Scoralick; o presidente da TV Minas, Kiko Ferreira; e a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Júlia Mitraud.

Os gestores foram selecionados por sua ampla experiência no setor cultural mineiro e brasileiro e irão dirigir as instituições que compõem o Sistema Estadual de Cultura. Sob o comando da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, compete ao sistema planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar as ações setoriais, a cargo do Estado, relativas ao incentivo, à produção, à valorização e à difusão das manifestações culturais da sociedade mineira, assegurada a preservação da diversidade cultural, a democratização do acesso à cultura e o oferecimento de oportunidades para o exercício do direito à identidade cultural.

Após a cerimônia de posse, haverá uma apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, que este ano foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

Currículos

Marcelo Landi Matte

Jornalista e gestor experiente, Marcelo Matte é formado em Jornalismo pela UFRGS, possui APG-MBA Executivo pela Amana Key, de São Paulo. Participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial Executivo, do Ibmec do Rio de Janeiro, do Programa de Gestão Avançada, da Fundação Dom Cabral e do INSEAD, na França.

Na carreira de administrador e diretor da Globo Minas, desenvolveu e implantou projetos e programas importantes que merecem destaque:

Projeto Unidade de Negócios, em 1997; Projeto de Regionalização do Jornalismo e Esporte; Prêmio Bom Exemplo, em parceria com a Fundação Dom Cabral; Projeto de Gestão Ambiental da Globo Minas, incluindo a certificação ISO 14.001; Projeto “Uma Vida Uma Árvore”, em parceria com prefeituras da Região Metropolitana; série “Concertos no Parque”, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado; programas Terra de Minas, Globo Horizonte, Moda & Estilo e a Volta Internacional da Pampulha; e distribuição do sinal digital HD para a área de cobertura da Globo Minas.

Também participou da reconstrução ou reforma das igrejas do Carmo, de Mariana; Rosário, de Ouro Preto; Matriz de Santo Antônio, de Tiradentes; e da Pampulha, de Belo Horizonte, da Maternidade de Alto Risco Hilda Brandão e da Santa Casa de Belo Horizonte, do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte, da Escola Municipal da Vila Pinho, em Belo Horizonte; e das Capelas de Aleijadinho, em Congonhas.

Solanda Steckelberg

Há mais de 20 anos, Solanda Steckelberg se dedica ao impulsionamento das forças produtivas e criativas do setor cultural, acumulando experiência tanto na iniciativa privada, como na esfera pública. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos técnicos e integrou equipes de desenvolvimento de políticas públicas de diferentes governos.

Foi superintendente de Negócios Culturais e Esportivos do Banco Bonsucesso, presidente da Fundação Clóvis Salgado, diretora da Fundação Municipal de Cultura, presidente da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, empreendedora pública da Secretaria de Estado de Turismo de MG, entre outras funções estratégicas e institucionais. No Governo Federal, foi assessora de patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. É formada em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC Minas, com especializações em Comunicação e Gestão Empresarial, Gestão do Patrimônio Cultural e extensão em Administração Pública.

Eliane Parreiras

Atua nas áreas de gestão e produção cultural há 23 anos, com experiência em instituições do poder público e da iniciativa privada.

Foi secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2011-2014) e presidente da Fundação Clóvis Salgado em 2010. Integrou a equipe de gestão do Circuito Cultural Praça da Liberdade, foi gestora no Museu de Arte da Pampulha (MAP) e na Fundação Clóvis Salgado, onde ocupou diversos cargos. Foi secretária-geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Na iniciativa privada foi gerente geral de cultura do Sesc em Minas (2017-2019) e diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas (2002 a 2009).

É sócia-fundadora da empresa Articular Gestão Cultural e Comunicação. Participou de estágio internacional no Japão e nos EUA e de missões técnicas na França, Espanha, México, Bélgica e Japão. É graduada em Comunicação Social, com Especialização em Marketing pela FGV e em Gestão Cultural, pelo IEC. Ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas culturais de gestão, marketing e produção.

Michele Arroyo

Já atuou na Prefeitura de Belo Horizonte, ocupando os cargos de diretora de Memória e Patrimônio Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura, gerente de Patrimônio Histórico Urbano, na Secretaria Municipal de Política Urbana, e diretora de Patrimônio Cultural, na Fundação Municipal de Cultura. Na esfera federal, foi superintendente em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De 2015 a 2018, foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

É graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) – UFMG e possui especialização em Arte Barroca – Universidad Complutence de Madrid, especialização em Memória, Patrimônio, Arquivo e Museu – UFMG, mestrado em Ciências Sociais – Gestão de Cidades – PUC-MG e doutorado em Ciências Sociais – Gestão de Cidades – PUC-MG.

Kiko Ferreira

Radialista, jornalista, crítico de música, curador de projetos culturais, diretor de várias empresas e entidades, poeta, letrista. Formado em eletrônica pelo Colégio Técnico da UFMG, cursou Ciências Contábeis e Administração de Empresas na PUC-MG. Trabalha na área cultural desde 1974.

Atualmente é crítico de música e colunista de cultura de revista de economia. Foi editor de música da revista Palavra e de cultura da Istoé Minas. Na TV foi comentarista das Redes Globo e Bandeirantes, nos jornais locais de BH, e diretor artístico das TVs Minas e Horizonte, além de supervisor de programação da TV Universitária de BH.

Foi diretor da ABTU (Associação Brasileira das TVs Universitárias, da AMIRT e vice-presidente da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e diretor de produção da Orquestra Filarmônica de MG em 2015/2016.

Poeta, com nove livros lançados, participou de vários projetos de literatura, como Bienal do livro de Belo Horizonte, Festa Literária de São João del Rey, Festa Literária de Sete Lagoas e Fórum das Letras de Ouro Preto.

Ronan Scoralick

Profissional com 36 anos de experiência na TV Globo. Nos últimos 19 anos na empresa, ocupou o cargo de diretor de programação da TV Globo em Minas.

Atuou nas áreas de produção de conteúdo, promoções de chamadas, programação de mídia, análise e pesquisa, coordenação de programação rede, gerente de programação da então TV Globo Juiz de Fora. É graduado em Comunicação Social – Faculdade Newton Paiva e pós-graduado em Gestão Avançada – Amana-Key, MBA Executivo Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas e MBA Empresarial – Fundação Dom Cabral.

Júlia Mitraud

Atuou na Prefeitura de Ouro Preto como assessora da Diretoria de Turismo, depois diretora de Turismo e secretária de Turismo e Cultura. Em 1997, foi convidada para dirigir o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Ufop. Em 2001 foi transferida para o Centro de Artes e Convenções da Ufop, onde atuou como gerente comercial até 2006. A partir daí assumiu a Diretoria Executiva até janeiro de 2015, quando foi convidada para assumir a presidência da Fundação de Arte de Ouro Preto/Secretaria de Estado da Cultura/MG. Responsável pela coordenação executiva do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e do Fórum das Letras.

PMA – PI: 4820 – 5864 – MÍDIA BANNER WEB OUTUBRO
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Araxá é selecionada para participar do Programa Recode Bibliotecas

Araxá é selecionada para participar do Programa Recode Bibliotecas

Portal Araxá 18/10/2019
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será comemorada com diversas atividades

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será comemorada com diversas atividades

Portal Araxá 15/10/2019
FestNatal Araxá 2019: concurso musical de Novos Talentos está com inscrições abertas

FestNatal Araxá 2019: concurso musical de Novos Talentos está com inscrições abertas

Portal Araxá 11/10/2019
Prefeitura promove 1° Concurso Miss e Mister Beleza Negra Kids neste domingo

Prefeitura promove 1° Concurso Miss e Mister Beleza Negra Kids neste domingo

Portal Araxá 04/10/2019
Inscrições abertas para o curso de Macramê e Abrolho

Inscrições abertas para o curso de Macramê e Abrolho

Portal Araxá 27/09/2019
Minas participa da 13ª Primavera de Museus

Minas participa da 13ª Primavera de Museus

Portal Araxá 20/09/2019