EAD UNIARAXÁ
Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador
Cultura

Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador

Gestores de Cultura de Minas são empossados pelo vice-governador

Crédito: Paulo Lacerda/FCS

Cerimônia de posse será no Palácio das Artes na noite desta quinta-feira

A equipe de dirigentes que compõem o Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais toma posse nesta quinta-feira (4/4), em cerimônia no foyer do Palácio das Artes, às 19h. O vice-governador, Paulo Brant, irá empossar o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte; a subsecretária de Cultura, Solanda Steckelberg; a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Michele Arroyo; o presidente da Rádio Inconfidência, Ronan Scoralick; o presidente da TV Minas, Kiko Ferreira; e a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Júlia Mitraud.

Os gestores foram selecionados por sua ampla experiência no setor cultural mineiro e brasileiro e irão dirigir as instituições que compõem o Sistema Estadual de Cultura. Sob o comando da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, compete ao sistema planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar as ações setoriais, a cargo do Estado, relativas ao incentivo, à produção, à valorização e à difusão das manifestações culturais da sociedade mineira, assegurada a preservação da diversidade cultural, a democratização do acesso à cultura e o oferecimento de oportunidades para o exercício do direito à identidade cultural.

Após a cerimônia de posse, haverá uma apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, que este ano foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

Currículos

Marcelo Landi Matte

Jornalista e gestor experiente, Marcelo Matte é formado em Jornalismo pela UFRGS, possui APG-MBA Executivo pela Amana Key, de São Paulo. Participou do Programa de Desenvolvimento Gerencial Executivo, do Ibmec do Rio de Janeiro, do Programa de Gestão Avançada, da Fundação Dom Cabral e do INSEAD, na França.

Na carreira de administrador e diretor da Globo Minas, desenvolveu e implantou projetos e programas importantes que merecem destaque:

Projeto Unidade de Negócios, em 1997; Projeto de Regionalização do Jornalismo e Esporte; Prêmio Bom Exemplo, em parceria com a Fundação Dom Cabral; Projeto de Gestão Ambiental da Globo Minas, incluindo a certificação ISO 14.001; Projeto “Uma Vida Uma Árvore”, em parceria com prefeituras da Região Metropolitana; série “Concertos no Parque”, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado; programas Terra de Minas, Globo Horizonte, Moda & Estilo e a Volta Internacional da Pampulha; e distribuição do sinal digital HD para a área de cobertura da Globo Minas.

Também participou da reconstrução ou reforma das igrejas do Carmo, de Mariana; Rosário, de Ouro Preto; Matriz de Santo Antônio, de Tiradentes; e da Pampulha, de Belo Horizonte, da Maternidade de Alto Risco Hilda Brandão e da Santa Casa de Belo Horizonte, do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte, da Escola Municipal da Vila Pinho, em Belo Horizonte; e das Capelas de Aleijadinho, em Congonhas.

Solanda Steckelberg

Há mais de 20 anos, Solanda Steckelberg se dedica ao impulsionamento das forças produtivas e criativas do setor cultural, acumulando experiência tanto na iniciativa privada, como na esfera pública. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos técnicos e integrou equipes de desenvolvimento de políticas públicas de diferentes governos.

Foi superintendente de Negócios Culturais e Esportivos do Banco Bonsucesso, presidente da Fundação Clóvis Salgado, diretora da Fundação Municipal de Cultura, presidente da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, empreendedora pública da Secretaria de Estado de Turismo de MG, entre outras funções estratégicas e institucionais. No Governo Federal, foi assessora de patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. É formada em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC Minas, com especializações em Comunicação e Gestão Empresarial, Gestão do Patrimônio Cultural e extensão em Administração Pública.

Eliane Parreiras

Atua nas áreas de gestão e produção cultural há 23 anos, com experiência em instituições do poder público e da iniciativa privada.

Foi secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2011-2014) e presidente da Fundação Clóvis Salgado em 2010. Integrou a equipe de gestão do Circuito Cultural Praça da Liberdade, foi gestora no Museu de Arte da Pampulha (MAP) e na Fundação Clóvis Salgado, onde ocupou diversos cargos. Foi secretária-geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Na iniciativa privada foi gerente geral de cultura do Sesc em Minas (2017-2019) e diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas (2002 a 2009).

É sócia-fundadora da empresa Articular Gestão Cultural e Comunicação. Participou de estágio internacional no Japão e nos EUA e de missões técnicas na França, Espanha, México, Bélgica e Japão. É graduada em Comunicação Social, com Especialização em Marketing pela FGV e em Gestão Cultural, pelo IEC. Ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas culturais de gestão, marketing e produção.

Michele Arroyo

Já atuou na Prefeitura de Belo Horizonte, ocupando os cargos de diretora de Memória e Patrimônio Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura, gerente de Patrimônio Histórico Urbano, na Secretaria Municipal de Política Urbana, e diretora de Patrimônio Cultural, na Fundação Municipal de Cultura. Na esfera federal, foi superintendente em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De 2015 a 2018, foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

É graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) – UFMG e possui especialização em Arte Barroca – Universidad Complutence de Madrid, especialização em Memória, Patrimônio, Arquivo e Museu – UFMG, mestrado em Ciências Sociais – Gestão de Cidades – PUC-MG e doutorado em Ciências Sociais – Gestão de Cidades – PUC-MG.

Kiko Ferreira

Radialista, jornalista, crítico de música, curador de projetos culturais, diretor de várias empresas e entidades, poeta, letrista. Formado em eletrônica pelo Colégio Técnico da UFMG, cursou Ciências Contábeis e Administração de Empresas na PUC-MG. Trabalha na área cultural desde 1974.

Atualmente é crítico de música e colunista de cultura de revista de economia. Foi editor de música da revista Palavra e de cultura da Istoé Minas. Na TV foi comentarista das Redes Globo e Bandeirantes, nos jornais locais de BH, e diretor artístico das TVs Minas e Horizonte, além de supervisor de programação da TV Universitária de BH.

Foi diretor da ABTU (Associação Brasileira das TVs Universitárias, da AMIRT e vice-presidente da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e diretor de produção da Orquestra Filarmônica de MG em 2015/2016.

Poeta, com nove livros lançados, participou de vários projetos de literatura, como Bienal do livro de Belo Horizonte, Festa Literária de São João del Rey, Festa Literária de Sete Lagoas e Fórum das Letras de Ouro Preto.

Ronan Scoralick

Profissional com 36 anos de experiência na TV Globo. Nos últimos 19 anos na empresa, ocupou o cargo de diretor de programação da TV Globo em Minas.

Atuou nas áreas de produção de conteúdo, promoções de chamadas, programação de mídia, análise e pesquisa, coordenação de programação rede, gerente de programação da então TV Globo Juiz de Fora. É graduado em Comunicação Social – Faculdade Newton Paiva e pós-graduado em Gestão Avançada – Amana-Key, MBA Executivo Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas e MBA Empresarial – Fundação Dom Cabral.

Júlia Mitraud

Atuou na Prefeitura de Ouro Preto como assessora da Diretoria de Turismo, depois diretora de Turismo e secretária de Turismo e Cultura. Em 1997, foi convidada para dirigir o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Ufop. Em 2001 foi transferida para o Centro de Artes e Convenções da Ufop, onde atuou como gerente comercial até 2006. A partir daí assumiu a Diretoria Executiva até janeiro de 2015, quando foi convidada para assumir a presidência da Fundação de Arte de Ouro Preto/Secretaria de Estado da Cultura/MG. Responsável pela coordenação executiva do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e do Fórum das Letras.

Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Clube Araxá apresenta, “ARRAIÁ SAMBANEJO”

Clube Araxá apresenta, “ARRAIÁ SAMBANEJO”

Portal Araxá 10/07/2019
Prefeitura incrementa acervo do Museu da Imagem e do Som

Prefeitura incrementa acervo do Museu da Imagem e do Som

Portal Araxá 08/07/2019
Solenidade de abertura do projeto Movart em cena acontece neste sábado (6) de julho

Solenidade de abertura do projeto Movart em cena acontece neste sábado (6) de julho

Portal Araxá 05/07/2019
“Grande Arraiá” abre inscrições para concurso de causos

“Grande Arraiá” abre inscrições para concurso de causos

Portal Araxá 05/07/2019
Museus coordenados pela Prefeitura registra aumento de visitantes durante o Fliaraxá

Museus coordenados pela Prefeitura registra aumento de visitantes durante o Fliaraxá

Portal Araxá 01/07/2019
Tapira promove I Festival de Inverno

Tapira promove I Festival de Inverno

Portal Araxá 28/06/2019