Páscoa: economista e planejador financeiro dá dicas de como economizar com os gastos
Economia

Páscoa: economista e planejador financeiro dá dicas de como economizar com os gastos

Páscoa: economista e planejador financeiro dá dicas de como economizar com os gastos

Estudo revela que chocolate está mais caro neste ano no comparativo com o ano passado. Confira sugestões do que fazer para evitar dívidas

Um levantamento realizado pela empresa SoluCX mostrou que quase um quinto dos brasileiros, o correspondente a 18,2% das pessoas, optou por não comprar ovos de páscoa neste ano. Desse total, 81,1% disseram que o motivo é que os produtos estão com o preço muito alto. Dados da Confederação Nacional de Comércio (CNC) apontaram também que a cesta está 8,1% mais cara neste ano do que o observado em 2022. O chocolate foi o produto que mais teve aumento entre o ano passado e este ano e estão 13,9% mais caros.

Reprodução

Diante desse cenário de preços lá em cima, o que fazer? Comprar ovos de chocolate, mesmo não podendo gastar a grana? Ou economizar não comprando absolutamente nada, mas com receio de deixar alguma criança chateada? Ou como gastar menos? Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, dá algumas dicas de como lidar com a situação:

1. Pesquise incansavelmente: Um levantamento do Procon mostrou que os preços de ovos de Páscoa podem variar até 320%. Com isso, se mostra extremamente importante o consumidor pesquisar muito bem os preços de cada ovo antes de fazer as compras. Não dá para entrar na primeira loja e sair comprando. Uma dica na hora de comprar é, se possível, evitar ovos de páscoa que sejam ligados a personagens, pois esses produtos são mais caros por conta de serem licenciados. Então, se tornam bem mais caros para o consumidor. Sempre bom pesquisar em diferentes estabelecimentos comerciais e evitar comprar em lojas mais centralizadas em bairros considerados mais caros. Outra dica é optar por lojas que dão algum desconto com pagamento em Pix, por exemplo, ou que ofereçam algum benefício como o cashback.

2. Menos ovos, menos gastos: Por que presentear todos quando você pode promover um amigo secreto? Dessa forma, em vez de gastar comprando ovos para toda a família, por exemplo, é possível presentear apenas a pessoa que sortear. Isso economiza demais nos gastos. Outra solução bacana é substituir o ovo de páscoa por tabletes e bombons, que acabam saindo bem mais em conta do que os tão famosos ovos de páscoa.

3. Faça você mesmo: Já pensou em gastar menos produzindo o próprio ovo de páscoa em casa? Além de economizar, você poderá apostar em produtos de qualidade e, no final, a pessoa presenteada ainda vai sentir que você dedicou um tempo na elaboração daquele chocolate para poder presenteá-la. Além de fazer o ovo em casa através de receitas disponíveis em sites e no próprio youtube, é possível arrecadar algum dinheiro vendendo esses ovos para vizinhos, amigos e família, por exemplo. Agora, se não puder fazer o ovo em casa, é possível também pesquisar preços de outros ovos artesanais. Ao evitar marcas, o consumidor consegue economizar também.

4. Aproveite as promoções: Se a pessoa que irá presentear também não se importar em receber o ovo de Páscoa atrasado, vale a pena fazer as compras no dia seguinte à Páscoa. Algumas lojas, para se desfazerem dos estoques, aplicam descontos que valem muito à pena após ter passado o domingo de Páscoa. Essa é uma opção mais interessante para os adultos. Já as crianças podem ficar bem chateadas, então é bom evitar!

5. Estabeleça um limite: Anote qual o valor máximo que você pode gastar comprando chocolates para as pessoas que quer presentear. Liste, escreva, faça as contas. E se o valor ultrapassar o limite estabelecido que poderia pagar podendo causar alguma dívida, repense. Precisa realmente comprar tantos ovos? Que tal substituir ovos por caixas de bombom? Estabelecer um limite e anotar os gastos é fundamental para evitar gastos excessivos. Coloque tudo na ponta do lápis e não ficará surpreso com a fatura do cartão de crédito.

SOBRE FABIO LOUZADA: Economista, cofundador e CEO da Eu me banco. Possui graduação em Gestão Financeira pela FGV, pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking e em Liderança, Inovação e Gestão pela PUC-RS. Foi membro da Comissão de Educação da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e Industry Mentor do CFA Society. Louzada tornou-se o profissional com o maior número de certificações nacionais em investimentos com menos de 30 anos. Entre outros selos, é planejador financeiro CFP®️, gestor de investimentos CGA e analista de investimentos CNPI. Além disso, no cenário internacional, é Candidato CFA Level II. Durante 11 anos, foi assessor de investimentos nas principais +instituições do país na área de alta renda, com passagens pelo Bradesco Prime, Santander Select, Citigold e Itaú Personnalité. Em janeiro de 2022, lançou no Brasil e em Portugal o livro “Manual do investidor leigo – Conheça as regras do jogo pelo olhar de um especialista”, publicado pela Lisbon Press.

Economia

Mais notícias da Categoria Economia

Guia para Declarar Criptoativos no Imposto de Renda 2024

Guia para Declarar Criptoativos no Imposto de Renda 2024

Portal Araxá 03/04/2024
Com quase 40% de imposto, repelentes de mosquitos deveriam ter imunidade tributária, defende IBPT

Com quase 40% de imposto, repelentes de mosquitos deveriam ter imunidade tributária, defende IBPT

Portal Araxá 01/04/2024
Confira dicas simples para não cair na “malha fina” do imposto de renda

Confira dicas simples para não cair na “malha fina” do imposto de renda

Portal Araxá 28/03/2024
Mais da metade dos mineiros pretendem gastar até R$ 100 em presentes de Páscoa 

Mais da metade dos mineiros pretendem gastar até R$ 100 em presentes de Páscoa 

Portal Araxá 21/03/2024
Economia brasileira cresce 2,9% em 2023

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023

Portal Araxá 01/03/2024
Com menor taxa de desocupação da história, Minas Gerais caminha para cenário de pleno emprego

Com menor taxa de desocupação da história, Minas Gerais caminha para cenário de pleno emprego

Portal Araxá 20/02/2024