PMA – Março e Albril (Saúde)
Tecido inovador desenvolvido com apoio da Fapemig ganha prêmio nacional
Esporte

Tecido inovador desenvolvido com apoio da Fapemig ganha prêmio nacional

Tecido inovador desenvolvido com apoio da Fapemig ganha prêmio nacional

Equipe busca por parcerias públicas e privadas para levar novo produto ao mercado

Um tecido têxtil atóxico e inteligente, capaz de absorver e armazenar energia, fornecendo conforto térmico adequado ao usuário: essa é a proposta do “Tecido Controlador Térmico, Processo de Obtenção e Uso”, inovação desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e vencedora do Prêmio Patente do Ano, concedido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) em agosto de 2022. O projeto, que teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), contou com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O tecido possibilita um microclima estável para o corpo humano, próximo à pele, a fim de manter a termorregularidade do indivíduo em situações em que a temperatura for extremamente suscetível a variações entre o frio e o calor.

Crédito: Fapemig / Reprodução

Para evitar a hiperidrose, condição que provoca suor excessivo no corpo, por exemplo, foi desenvolvido um composto polimérico, formado por duas substâncias: o polietileno glicol (PEG) e o poli (ácido itacônico – PIA). O PEG, quando aplicado em tecidos, regula continuamente o microclima entre a pele do usuário e o tecido, oferecendo conforto térmico, caso haja alteração na temperatura do ambiente e do corpo. Outro fator interessante da tecnologia é que o PIA é um polímero que pode ser obtido a partir de fontes renováveis, como o melaço da cana de açúcar.

O projeto é assinado pela designer Priscila Loschi, com apoio das professoras Eliane Ayres, do Departamento de Sistemas de Produção (Desp), e Rosemary Bom Conselho Sales, do Departamento de Planejamento e Configuração (DEPC) da Uemg, além de Rodrigo Lambert Oréfice, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet).

Pesquisa

A pesquisa durou 11 anos. Devido aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, a equipe de Ayres submeteu a ideia para o Prêmio Jovem Cientista, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo tema foi “Inovação tecnológica dos esportes”.

Loschi conquistou o primeiro lugar com a proposta, na categoria Estudante do Ensino Superior. “Na época, falavam muito de esportes, pois ocorriam as Olímpiadas em Londres e em seguida o Brasil sediaria os jogos, em 2016. Tendo isso em vista, adequamos o nosso trabalho e ganhamos o prêmio, já que o tecido atende à prática esportiva,” comenta. Após a premiação, o pedido de patente foi feito com o objetivo de registrar a tecnologia, o que possibilitou maior visibilidade e recursos à Uemg. “O prêmio possibilitou um salto para que novos estudantes e pesquisadores pudessem trabalhar, viabilizando também mais recursos para a universidade”.

Amplamente aplicável

O tecido têxtil possui ampla aplicabilidade e pode ser utilizado na confecção de material para prática esportiva, em roupas para produtores rurais, em uniformes de profissionais de limpeza urbana, policiais, bombeiros, metalúrgicos e siderúrgicos, incluindo a capacidade de aplicação em equipamento de proteção individual (EPI), em roupas de cama e em calçados.

De acordo com as perspectivas de Loschi, a contar o reconhecimento da pesquisa ao longo dos anos, foi viável que o tecido inteligente ganhasse respaldo e notabilidade. Ela salienta que o resultado dos estudos desenvolvidos evidencia o impacto da ciência no país. “A ideia é relevante considerando a condição climática do Brasil, que é um país tropical. E, acima de tudo, é importante considerar que isso foi um grande avanço para nós, pois trouxe visibilidade para a nossa ciência”, afirma.

Em busca de parcerias

Apesar das premiações conquistadas nos últimos anos, para que o tecido chegue até o mercado a equipe busca por parcerias públicas e privadas. Fernando Melo da Silva, coordenador de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica da e Transferência de Tecnologia e professor da Uemg (NIT/UEMG), reforça que agora é o momento da realização de testes em larga escala. Segundo ele, é necessário encontrar empresas e marcas interessadas em obter o produto. “Começamos o processo de patenteamento a partir da chamada Demanda Universal, em 2010. Graças ao fomento da Fapemig avançamos e, em 2013, entramos com o pedido de patente. De lá para cá, a pesquisa foi desenvolvida e laureada, mas é preciso reconhecer que podemos ir além”, comenta.

Loschi reforça a relevância da Fapemig an pesquisa. Ela destaca a importância do reconhecimento do design e da sua relação com as demais áreas do conhecimento, como a engenharia e a química, respectivamente, o que promove o diálogo entre conhecimento e as demandas da sociedade. “A Fapemig é um órgão importante para a sociedade. E a aplicabilidade dessa pesquisa estende-se do bem-estar à valorização da nossa economia: utilizamos materiais sustentáveis e de fontes renováveis. Espero que a minha experiência reflita em pessoas que também anseiam por criar.”

ALMG – Violência Contra A Mulher
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Copa do Mundo e Copa Internacional de MTB gera mais de 30 milhões na economia

Copa do Mundo e Copa Internacional de MTB gera mais de 30 milhões na economia

Portal Araxá 26/04/2024
Circuito Sesc de Corridas retorna a Araxá em junho

Circuito Sesc de Corridas retorna a Araxá em junho

Portal Araxá 26/04/2024
Copa Internacional de Mountain Bike terá entrada gratuita; evento acontece no próximo fim de semana

Copa Internacional de Mountain Bike terá entrada gratuita; evento acontece no próximo fim de semana

Portal Araxá 24/04/2024
Araxá será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2025 e 2026

Araxá será sede da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2025 e 2026

Portal Araxá 22/04/2024
Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Araxá recebe imprensa internacional para a Copa do Mundo de Mountain Bike

Portal Araxá 19/04/2024
CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

CBMM apresenta 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá

Portal Araxá 17/04/2024