EAD UNIARAXÁ
Vereador Zezinho é eleito Segundo Secretário da Mesa Diretora
Política

Vereador Zezinho é eleito Segundo Secretário da Mesa Diretora

Vereador Zezinho é eleito Segundo Secretário da Mesa Diretora

Vereador Zezinho é eleito Segundo Secretário da Mesa Diretora
Parlamentar assumi após renúncia da Vereadora Fernanda Castelha

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde desta terça- feira (16), foi marcada pela eleição de um novo Parlamentar para ocupar o cargo de Segundo Secretário da Mesa Diretora, a eleição foi convocada após a Vereadora Fernanda Castelha (PSL) ter renunciado ao cargo na última terça-feira (9). O Vereador José do Reis de Paula (Zezinho – PT) colocou seu nome para apreciação do Plenário e foi eleito por unanimidade.

Diversos assuntos foram abordados em tribuna pelos Vereadores: Bosco Júnior (Avante), Fárley Pereira de Aquino (DEM), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT), Jairo Sávio Borges (PRP), Luiz Carlos Bittencourt (PTN), Emílio de Paula Castilho (PR) e Hudson Fiuza (PSL).

Bosco Júnior

O Vereador Bosco Júnior foi o primeiro orador da tarde. Ele lançou o Projeto “WhatsApp Meu Vereador”, que é um canal do Gabinete do Parlamentar, para receber da população os pedidos, sugestões, reclamações, opiniões e as necessidades de todos os bairros da cidade. Bosco Júnior informou que esse serviço vai funcionar em horário comercial e será atendido pelos assessores de seu gabinete.

Indicação – Que reforme e reabra o Espaço Multiuso Enéas dos Santos, no Bairro Padre Alaor.

Indicação – A reforma dos banheiros, vedação da entrada de pombos no espaço, melhorias na iluminação e substituição da rede de proteção da quadra do Ginásio Poliesportivo Enéas dos Santos, no Bairro Padre Alaor.

Indicação – Que se faça manutenção no Túnel da Rua Pepururé, local por onde passam diversos alunos e moradores dos bairros da região.

Indicação – Que sejam feitas as manutenções necessárias na Praça da Juventude, no Urciano Lemos.

Indicação – Que seja feito um amplo estudo para a realização do Projeto para revitalização da Avenida, com estudo para a implantação de uma ciclovia na Avenida Honório de Paiva Abreu, no Bairro Bela Vista.

Fárley Pereira de Aquino

Indicação – Que sejam concluídas as obras da Avenida Rosalvo dos Santos e canalização do Córrego Santa Rita até a BR-262.

Indicação – Elaboração de cronograma para instalação de placas de nomes de ruas em todas as vias urbanas.

Indicação – Que seja construída rotatória na Avenida Dâmaso Drummond, em frente a Unicentro, facilitando o acesso de veículos e comunidade de vários bairros da região até a unidade de saúde.

Indicação – Que seja feito patrolamento e cascalhamento na Estrada Rural da Antinha e Comunidade Tamanduá.

José dos Reis de Paula

O Vereador Zezinho relatou uma visita realizada ao Irmão Tadeu da Casa do Caminho e falou da urgência de se reabrir o Hospital. O Parlamentar também destacou o Pronto Atendimento Municipal (PAM) que, juntamente com o Hospital da UNIMED, vai melhorar os serviços de saúde em Araxá. O Vereadorvoltou a cobrar a recomposição salarial e do Vale Alimentação dos Servidores Públicos Municipais. Ao assumir o cargo de Segundo Secretário da Mesa Diretora Zezinho reforçou a responsabilidade de trabalhar em equipe para obter resultados positivo para o Legislativo.

Indicação – Que seja feito estudo para mudança de um poste de iluminação pública,na esquina da Rua Franklin de Castro, junto ao Banco Bradesco.

Jairo Sávio Borges

A Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) voltou a ser tema da fala do Vereador Jairinho Borges. Ele noticiou que o Deputado Bosco e o Prefeito Aracely de Paula estão reunidos com o Secretário Estadual de Meio Ambiente para conversar sobre a implantação da SUPRAM em Araxá. Os serviços serão oferecidos em parceria com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) para facilitar o trabalho de comerciantes, agricultores e todos que necessitarem de licenciamentos ambientais.

Indicação – Para a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, solicitando uma análise da sinalização da Rua Santo Antônio, num cruzamento próximo ao número 1.130, nas proximidades ao Campo do Vila.

Indicação – Que seja feito um estudo para a ampliação do estacionamento da Praça José Antônio Moraes, atrás da Igreja de São Geraldo.

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos Bittencourt abriu sua fala comentando a Semana Municipal do Trânsito que promove ações para construção de um trânsito melhor. O Vereador comentou as ações do Deputado Bosco destacando seu empenho em trabalhar para Araxá. Ele solicitou ao Deputado que consiga uma data para que os vereadores se reúnam com o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), Sr. Marco Antônio Castelo Branco, para reivindicar melhorias para Araxá.

Indicação – Ofício à Caixa Econômica Federal, Banco Do Brasil, Banco Itaú, Bradesco e Santander, pedindo cumprimento da Lei para atendimentos dos clientes em 15 minutos.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de estender funcionamento da Farmácia Municipal, para pelo menos, aos sábados.

Indicação – Que sejam tomadas as devidas providências para a construção de passeios, ao lado direito da Rua Brigido de Melo Filho, sentido Rua Pará, próximo ao Hipermercado ABC.

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio de Paula Castilho anunciou que a Prefeitura vai adquirir mais 22 câmeras de vídeo monitoramento para reforçar o setor da segurança pública. Com essa nova aquisição, Araxá vai passar a contar com um total de 56 câmeras. Emílio apresentou números do Sistema Nacional de Emprego (SINE) que mostram que a geração de emprego e renda em Araxá, obteve números positivos no primeiro trimestre de 2017 traçando caminho contrário ao da crise nacional.

Indicação – Ao DEER de Araxá: que estude a implantação de ponto de cobertura de ônibus as margens da BR-452, próximo ao Recanto das Gameleiras.

Indicação – Ao DEER de Araxá, que promova a capina na MG-428 na região da Comunidade da Boca da Mata.

Projeto de Lei – Denominação de Via Pública, para Avenida Adão Rodrigues Fraga, a atual Avenida 1 do Loteamento Fenícia.

Moção de Congratulações – Ao Sine Araxá, pelos relevantes serviços prestados, que culminaram com o aumento da quantidade de pessoas empregadas no município no primeiro trimestre de 2017.

Hudson Fiúza

O Vereador Hudson foi o último a usar a tribuna, ele lembrou o Dia do Gari que é comemorado no dia 16 de maio. A recomposição do salário e do Vale Alimentação dos servidores foi elencada como prioridade por Hudson.O Parlamentar falou sobre veículos da Prefeitura, em especial 6 ambulâncias, que estão parados por falta de peças que estão aguardando Processo de Licitação para serem compradas. O Vereador também apresentou diversas sugestões e exemplos de outros municípios para melhorar os serviços de ambulância em Araxá.

Indicação – Revitalização da Sinalização vertical e horizontal no cruzamento das Ruas Campos Altos, com Rua Cristovão Vilela e Rua Conquista no Bairro São Cristovão e colocação de redutor de velocidade na Rua Campos Altos, entre os números 173 e 183, próximo ao cruzamento da Rua Campos Altos com a Rua Conquista e Rua Cristovão Vilela.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 039/17- Institui a Semana Municipal de Amamentação e Incentivo ao Parto Normal e Humanizado no âmbito do Município de Araxá e dá outras providências.

Projeto de Lei 040/17- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Carlos Rodrigues de Melo, a atual Rua Onze do Loteamento Condomínio Villagio II

Projeto de Lei 042/17- Altera a Lei 7.138, de 06 de abril de 2017, que autoriza a celebração de convênios e dá outras providências – Convênio com recursos do FUNDEB com as escolas: Instituto Educacional Gabriela Mistral, Casa de Nazaré, Centro Educacional Infantil Vovó Sérgia e Escola Infantil Mundo da Criança – Alteração permite que as escolas possam utilizar os recursos oriundos do convênio para custeio de despesas realizadas no exercício do corrente ano, conforme Leis 11.494 de 20/06/07 e 9.394 de 20/12/96

Projeto de Lei 043/17- Autoriza a realização de despesas – Despesas no valor de R$ 20.000,00 no sentido de colaborar com a realização do Projeto “Clarim 20 anos – A valorização da Memória Contemporânea de Araxá.”- Será editada obra sobre a história recente do nosso município, com compilação de fatos e editoriais dos últimos 20 anos, sendo oportuno admoestar que tal obra não será objeto de comercialização, e sim de distribuição gratuita.

Projeto de Lei 044/17-Dispõe sobre denominação de Via Pública – Rua Adelino da Trindade, a atual Rua T do Loteamento Villa das Artes

Projeto de Lei 045/17- Institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Araxá

Projeto de Resolução 010/17- Cria a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araxá

 

Política

Mais notícias da Categoria Política

Câmara realiza 2º Fórum Comunitário sobre exames para CNH

Câmara realiza 2º Fórum Comunitário sobre exames para CNH

Portal Araxá 18/07/2019
SOS tenta marcar reunião com prefeito Aracely desde o início do ano e não consegue

SOS tenta marcar reunião com prefeito Aracely desde o início do ano e não consegue

Portal Araxá 18/07/2019
Cinco Projetos são aprovados em Reunião Ordinária; Votação da LDO é marcada para terça (23/07)

Cinco Projetos são aprovados em Reunião Ordinária; Votação da LDO é marcada para terça (23/07)

Portal Araxá 17/07/2019
Raphael faz alerta para segurança no trânsito e respeito aos ciclistas

Raphael faz alerta para segurança no trânsito e respeito aos ciclistas

Portal Araxá 17/07/2019
Câmara recebe Audiência Pública da Secretaria de Saúde

Câmara recebe Audiência Pública da Secretaria de Saúde

Portal Araxá 11/07/2019
Vereadora Fernanda Castelha propõe criação de Centro POP em Araxá

Vereadora Fernanda Castelha propõe criação de Centro POP em Araxá

Portal Araxá 11/07/2019