PMA – Março e Albril (Saúde)
Ampliação da oferta de cirurgia de catarata solicitada na Tribuna da Câmara de Araxá
Política

Ampliação da oferta de cirurgia de catarata solicitada na Tribuna da Câmara de Araxá

Ampliação da oferta de cirurgia de catarata solicitada na Tribuna da Câmara de Araxá

Indicação do Vereador Fabiano Santos Cunha ainda pediu contratação de otorrino, oftalmo e cardiologista para atender a demanda existente

A saúde pública foi mais uma vez a temática central da pauta apresentada pelo Vereador Fabiano Santos Cunha (REPUBLICANOS) na tarde dessa terça-feira (08), durante o uso da Tribuna na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá. Entre os assuntos apresentados pelo parlamentar, uma indicação enviada à Secretária de Saúde, Diane Dutra, solicitou que seja estudada a ampliação da oferta dos serviços de catarata na Rede Pública de Saúde do Município.

“Temos trabalhado de perto as demandas da saúde em Araxá. Recentemente abordamos, trabalhamos e conseguimos a autorização para a compra dos procedimentos de Cateterismo. Uma grande conquista para todos. Temos tomado conhecimento também da necessidade de algumas pessoas aguardando a cirurgia de catarata na cidade. Assim, por meio dessa indicação, solicitamos a Secretária Diane, que é extremamente atuante, que possa verificar a possibilidade de ampliar esses procedimentos para suprir a demanda que existe”, justificou o Vereador.

Por mês, com apenas uma médica, são realizadas até 30 cirurgias, sendo assim, 15 pessoas atendidas. É preciso que mais procedimentos sejam realizados, acabando assim com a fila de espera para a Catarata. Na mesma indicação, Fabiano solicitou ao Poder Público que possa efetuar a contratação de mais especialistas na área de oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

“Essas especialidades realmente apresentam uma demanda que justifica essa ampliação. Esperamos receber em breve uma resposta positiva a esse pleito e continuaremos trabalhando de perto para que essas demandas sejam sanadas”, destacou o parlamentar.

Ainda na área de saúde, Fabiano anunciou que na próxima semana a Fundação Hemominas vai realizar uma visita técnica no Setor de Oncologia São Francisco de Assis, na Santa Casa de Misericórdia de Araxá, para aprovar a instalação no espaço do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) para a realização de doações de sangue na própria cidade. Vários parceiros estão empenhados no tema. Também comemorou a adesão do E-clube Rotary Araxá no Projeto Farmácia Solidária, que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde da cidade. O projeto foi apresentado por Fabiano em 2016 e está sendo desenvolvido nesse ano.

Outros assuntos

Uma demanda dos moradores do Bairro Jardim Cecilia, no Setor Sul da cidade, para a construção de um pórtico na entrada do bairro foi autorizada nessa semana pelo Prefeito Aracely de Paula. O Vereador Fabiano Santos Cunha (REPUBLICANOS) intermediou as negociações da Associação dos Moradores com o Poder Público para autorizar o serviço. “Esse pórtico vai ser custeado na sua totalidade pelos moradores, como forma de promover segurança no bairro, com colocação de câmeras de vigilância. Mas para isso ser feito, era preciso que as devidas autorizações do Poder Público pudessem ser dadas e as orientações, com as normas técnicas fossem seguidas. O prefeito nos atendeu em uma reunião nessa semana e agora, os moradores, com o caixa que eles criaram por meio do rateio, poderão dar início ao projeto”, explica Fabiano.

Em seu tempo regimental, o Vereador abordou a reforma do Terminal Rodoviário de Araxá. Fabiano está acompanhando os trâmites de perto e informou que falta agora apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para que a obra de recuperação do espaço seja iniciada. Dentre as reformas, está o rebaixamento da plataforma para os ônibus, melhorias na estrutura física, telhados, guichês e sanitários, dentre outras necessidades.

Ainda, agradeceu à Secretaria de Educação pelo atendimento a uma indicação para a compra e doação de uniformes escolares para alunos da rede municipal de ensino. A solicitação já está no setor de compras para análise do impacto financeiro e em breve deve ser concretizada. “A doação desses uniformes vai colaborar e muito com pais e mães que não podem arcar com a compra desse uniforme para o filho. É uma ação de extrema importante para os cidadãos araxaenses que tem os filhos em idade escolar e matriculados nas escolas urbanas e rurais do nosso município”, ressalta Fabiano.

Encerrado sua participação na tribuna, o Vereador apresentou duas Moções de Congratulações: uma para as atuais Conselheiras Tutelares de Araxá, que exerceram o mandato 2015/2019 e para as novas eleitas no último domingo, seis de outubro, para exercer as funções no Mandato 2019/2023. Outra Moção para a Diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia, pelo lançamento do Projeto Bem Me Quero, que trabalha na conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata. As moções foram aprovadas e encaminhadas para os tramites regimentais.

Bem Brasil 2024
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Vereadores aprovam termos de fomento com CONSEP, CAMTA e AMPARA

Portal Araxá 28/03/2024
Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Vereadores instauram Comissão Processante em Reunião Ordinária

Portal Araxá 06/03/2024
Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Câmara aprova Termos de Fomento com o CONSEP

Portal Araxá 21/02/2024
Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Câmara realiza a primeira Reunião Ordinária do ano com uso de Tribuna

Portal Araxá 19/02/2024
Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Deputado Bosco reúne-se com autoridades para solucionar falta de energia na área rural de Araxá e região

Portal Araxá 14/02/2024
Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Vereador Raphael Rios preside Comissão mais imporante do Legislativo

Portal Araxá 06/02/2024