Secretaria de Saúde amplia exames de Papanicolau no Outubro Rosa; confira a programação completa
Social

Secretaria de Saúde amplia exames de Papanicolau no Outubro Rosa; confira a programação completa

Secretaria de Saúde amplia exames de Papanicolau no Outubro Rosa; confira a programação completa

Palestras, orientações de sala de espera, realização de atividades de promoção à saúde, distribuição de brindes e ampliação do número de exames citopatológicos do colo do útero – o Papanicolau. No mês de combate e prevenção ao câncer em mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde está com programação especial voltada para o “Outubro Rosa” nas Unidades de Saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.

A novidade é que a partir desta semana pelo menos uma unidade realizará a coleta do exame preventivo também aos sábados. Conforme a coordenadora da Saúde da Mulher em Araxá, Marta Aparecida Alves, a programação alcança mulheres que têm uma rotina corrida no meio da semana.

“Também teremos unidades que irão estender o horário de funcionamento. Tudo foi pensado para que mais mulheres possam ter a condição de realizar esse exame que é tão importante para diagnóstico precoce da doença”, reforça.

O exame Papanicolau é indicado a todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Para realizar, é preciso esperar pelo menos 10 dias após o fim da menstruação, não ter tido relações sexuais nas 24h que antecedem o exame e comparecer em uma das unidades com documento de identidade em mãos.

Mamografia

Já, a sala de mamografia, na Unisa, segue fazendo os agendamentos exclusivamente de forma virtual, toda terça-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, através do WhatsApp (34) 9 9257-0871.

Para marcar o exame, a paciente deve enviar foto do CPF, RG, comprovante de residência, cartão SUS e solicitação do exame de mamografia feito por médico ou enfermeiro. A mamografia é indicada a todas as mulheres a partir dos 40 anos, e às mulheres com menos de 40 que têm casos de câncer na família ou apresenta alguma irregularidade ao redor da mama.

Números

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2021 sejam diagnosticados cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. Este é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo o câncer de mama o segundo mais frequente. Em 2021, o Inca estima que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

O médico ginecologista e obstetra Rubens Assunção de Oliveira alerta que a detecção precoce melhora as chances de sucesso do tratamento e impede que as alterações precoces das células, tanto do colo do útero quanto da mama, se tornem cancerígenas.

 “O diagnóstico precoce reduz expressivamente as chances de a doença evoluir e garante um tratamento mais eficaz. Hoje, com a tecnologia avançada na medicina, o tratamento logo no estágio inicial da doença é eficaz para a cura”, afirma o médico.

PROGRAMAÇÃO

ESF SÃO PEDRO

 

– Todas as terças-feiras

13h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero, orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames;

– Dia 23/10 (sábado)

8h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero, orientações sobre prevenção do câncer de mama e informações sobre a importância da realização anual dos exames;

– Palestra com profissionais tratando do tema relacionado ao mês de outubro.

ESF VILA ESTÂNCIA

– Todas as terças, quintas e sextas feiras do mês de outubro o médico Aaron estará na estratégia para solicitação de exames de mamografia para o público-alvo com atendimento extra-agenda.

– Nos dias 8, 15 e 19 de outubro serão abordados na sala de espera temas relativos ao Outubro Rosa.

– Dia 14/10 (quinta-feira)

Dia D – atendimento médico em agenda programada somente para mulheres às 13h. O agendamento das consultas é feito previamente pelos agentes comunitários de saúde (ACS’s) para fins de prevenção à saúde da mulher.

Estratégia fará abordagem em sala de espera do tema prevenção ao câncer de mama e colo de útero com solicitação de exame de mamografia para todas as mulheres presentes na faixa etária de 50 a 69 anos.

– Em parceria com a Unileste

Coleta de exame preventivo do colo do útero nos dias 01, 06 e 08 de outubro sendo o agendamento previamente realizado com a enfermeira Tatiane, responsável pela unidade.

ESF ABOLIÇÃO

– 14/10 (quinta-feira)

8h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames.

ESF JOÃO RIBEIRO

– 6/10 (quarta-feira)

13h – Capacitação com os profissionais tratando do tema Outubro Rosa com a médica Idalina Aline;

– 8/10 (sexta-feira)

8h – Ação na rua com tema do Outubro Rosa.

– 15/10 (sexta-feira)

13h30 – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e informações sobre a importância da realização anual dos exames;

– 23/10 (sábado)

7h30 – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames.

ESF URCIANO LEMOS

– Todas as quintas-feiras

13h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames;

– 9/10 (sábado)

8h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer, mama e informações sobre a importância da realização anual dos exames;

UNISSE

 

– Todas as quartas-feiras

13h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames; solicitação de mamografia.

– 20/10 (quarta-feira)

08h30 – Palestra com Patrícia Nassif – psicóloga falando sobre tema relacionado ao Outubro Rosa.

UNINORTE

 

 22/10 (sexta-feira)

9h às 16h – Coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames; solicitação de mamografia.

– Alongamento com fisioterapeutas segunda, quarta e sexta-feira, às 8h, durante todo o mês de outubro.

UNIOESTE

 

– Dia 16/10 (sábado)

Coleta de preventivo; Palestras com profissionais sobre autoexame das mamas; Sorteio de brindes; Lanche.

– Dia 28/10 (quinta feira)

Coleta de preventivo; Palestra com profissionais com temas voltados à saúde da mulher.

ESF ANA PINTO DE ALMEIDA

 

– Programação para o mês todo

Palestra com tema saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e colo de útero; Sorteio de brindes e será oferecido lanche; Painel temático; Coleta de preventivos.

UNINORDESTE

 

– 13/10 e 20/10 (quarta-feira)

7h – sala de espera tratando do tema a importância do conhecimento do corpo e sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama; ISTs e métodos contraceptivos;

13h – sala de espera tratando do tema a importância do conhecimento do corpo e sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama; ISTs e métodos contraceptivos;

– 27/10 (quarta-feira)

 7h30 – coleta de material para exame citopatológico do colo do útero e orientações sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero e informações sobre a importância da realização anual dos exames.

Social

Mais notícias da Categoria Social

Moeda Semente lança plataforma educacional voltada para a inclusão de minorias, valorizando um ambiente econômico mais democrático,diverso e acessível

Moeda Semente lança plataforma educacional voltada para a inclusão de minorias, valorizando um ambiente econômico mais democrático,diverso e acessível

Portal Araxá 26/10/2021
Pessoas endividadas já podem parcelar suas contas em um único procedimento e com base em sua renda

Pessoas endividadas já podem parcelar suas contas em um único procedimento e com base em sua renda

Portal Araxá 26/10/2021
Cosméticos infantis e seus potenciais riscos às crianças

Cosméticos infantis e seus potenciais riscos às crianças

Portal Araxá 22/10/2021
Menos telas, mais saúde

Menos telas, mais saúde

Portal Araxá 20/10/2021
Cartórios de Notas de Minas Gerais passam a reconhecer firma por autenticidade de forma digital

Cartórios de Notas de Minas Gerais passam a reconhecer firma por autenticidade de forma digital

Portal Araxá 19/10/2021
Ação solidária promove conscientização ambiental na Serra da Canastra

Ação solidária promove conscientização ambiental na Serra da Canastra

Portal Araxá 19/10/2021